Empresas licenciadas para o Pan pagam royalties antecipados para comitê organizador

06/07/2007 - 20h08

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma das empresas licenciadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-RIO) para fabricação e comercialização de produtos com a marca do Pan, a Hidromania espera faturar durante o evento cerca de R$ 800 mil. Para isso, a companhia, que é especializada em roupas para atividades aquáticas e triatlo, está confeccionando cerca de 40 mil peças alusivas ao Pan.

Um dos sócios da empresa, Carlos Motta, conta que a Hidromania foi um dos primeiros contratos fechados com o Co-Rio para a licença da marca do Pan. "A empresa tomou a iniciativa e começou a buscar isso há dois anos, decidida a participar do evento", diz Motta.

O Co-Rio espera arrecadar com os cerca de 40 licenciamentos já firmados até agora um total de R$ 10 milhões. O custo do licenciamento tem média de 10% das vendas. Carlos Motta explica que as empresas licenciadas junto ao Co-Rio pagam um valor mínimo antecipadamente, a título de royalties, com base em uma estimativa. “E depois é feito um acerto de contas se ultrapassar a meta prevista de vendas.”Ou seja, se a empresa vender até um determinado valor que coincida com a garantia mínima de royalties, até ali eles estão pagos. As vendas que ultrapassarem o montante estimado terão que pagar um valor sobre esse excedente. A informação foi confirmada por Ébana Freire, da Mitraud Bandeiras, outra licenciada junto ao Co-Rio. A empresa atua há 50 anos no ramo de bandeiras e destina toda a sua produção para clientes pré-selecionados. 

O critério de escolha para licenciamento junto ao Co-Rio obedeceu à ordem de chegada. As empresas que se anteciparam conseguiram obter as licenças da marca do Pan e, em conseqüência, bloquearam esses segmentos. A linha  de confecções da Hidromania é composta por mais de 50 produtos. Todos receberam a marca do Pan e têm o selo de autenticidade.