Exportações brasileiras para países árabes crescem em relação a 2005

17/12/2006 - 19h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As exportações brasileiras para os paises árabes cresceram 53,06% em novembro em relação a igual mês de 2005, alcançando US$ 675,6 milhões. "É o segundo melhor mês da história das relações do comércio bilateral", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr. 

Segundo dados divulgados pela entidade na última semana, o desempenho de novembro é superado apenas por outubro de 2006, quando a receita gerada pelas exportações cresceu 57%.

No acumulado de janeiro a novembro, as exportações somaram US$ 5,9 bilhões, um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Sarkis, se até dezembro os embarques continuarem nesse ritmo, o nível de expansão poderá se aproximar dos 28% registrados no ano passado na comparação com 2004.

Os produtos mais exportados são açúcar, soja, carnes bovina e de frango e minério de ferro. Na parte dos manufaturados, os destaques são aviões, auto-peças, veículos, chassis de ônibus e de caminhões e máquinas agrícolas.

Segundo Sarkis, a entidade tem se empenhado para elevar as exportações em outros setores, como material de construção, móveis, vestuário e calçados. "Os números ainda são pequenos, mas já estão também com aumentos expressivos".

Ele atribuiu os resultados à parceria firmada entre a Câmara de Comércio, a Agência de Promoção das Exportações (Apex Brasil) e órgãos de governos estaduais para mostrar a empresários e autoridades brasileiras o potencial do mercado árabe. De acordo com ele, a aproximação do Brasil com os países árabes nos últimos anos tem um peso expressivo na ampliação das exportações.

Em contrapartida, ele diz que os árabes têm tomado consciência da indústria brasileira, "dos produtos e da qualidade que o Brasil pode oferecer, com preços competitivos”.

Para 2007, o executivo diz que a expectativa é de manter a tendência de crescimento das exportações brasileiras para os 22 países que formam a Liga dos Países Árabes.

Em novembro deste ano, os principais destinos das vendas brasileiras foram Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Síria e Marrocos.