Índias pernambucanas participam, em Salvador, de encontro de mulheres guerreiras

21/11/2006 - 0h09

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Dez índias pernambucanas de diversas etnias - dentre elas, incluindo Atikum, Truká, Kambiwá e Fulni-ô - participam hoje (21) e amanhã, em Salvador, do 1º Encontro Regional das Guerreiras Mulheres Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com Wilton Tuxá, da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, a idéia do evento, que tem parceria do Serviço Alemão de Cooperação Técnico e Social, é definir estratégias para facilitar a atuação do movimento indígena tanto em nível regional como nacional.

Tuxá explicou que um dos principais desafios é adotar um modelo de organização nas aldeias para conquistar mais espaço no que se refere a políticas públicas nas áreas de desenvolvimento sustentável, saúde e educação diferenciada.

Durante a abertura dos trabalhos, será feito um ritual em homenagem à líder indígena Maninha Xukuru Kariri, uma das fundadoras da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste. Ela  morreu em outubro, vítima de parada cardíaca, na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas.