Congresso Ibero-Americano de Direito Constitucional começa hoje em Curitiba

11/11/2006 - 18h37

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas e a Seção Brasileira de Direito Constitucional abrem hoje (11) à noite, em Curitiba,  o 10º Congresso Ibero-Americano de Direito Constitucional e o 7º Simpósio Nacional de Direito Constitucional. O evento reunirá, até quarta-feira (15), juristas e acadêmicos de todo o  mundo.

O vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Roberto Portugal Bacellar, fará a abertura do encontro. Amanhã (12), o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, fará palestra sobre o tema Reforma judicial, garantias da magistratura e dos direitos fundamentais.    

O tema central do encontro será As imagens do Constitucionalismo: um debate ibero-americano. 

O congresso contará ainda com a participação dos presidentes da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas, José Afonso da Silva e da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Flávio Pansiri, além do presidente de honra da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Dalmo Dallari. Serão trabalhados painéis, conferências, apresentações de teses e salas de estudo. De acordo com a organização,  estão agendados três conferências, seis painéis, duas apresentações de teses, além de várias salas de estudo.