Eduardo Campos promete retribuir confiança dos pernambucanos com trabalho

30/10/2006 - 0h29

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O governador eleito de Pernambuco,Eduardo Campos (PSB), disse hoje (29), em entrevista coletiva logo apósa divulgação oficial do resultado das urnas pelo Tribunal RegionalEleitoral (TRE-PE), que vai retribuir com trabalho a confiança querecebeu de mais de 2,6 milhões de eleitores.

“Estoume sentindo feliz com essa demonstração dos pernambucanos de querer umgoverno mais humano, que cuide das crianças, da juventude e daspessoas, como um todo. Vamos responder a esse carinho do povotrabalhando durante os próximos quatro anos de maneira apaixonada, paraajudar a nossa gente a ter uma vida melhor”, afirmou.

Camposdisse que vai construir no estado um ambiente em que as pessoas nãopercam a esperança e que sua administração será marcada pelatransparência na gestão dos recursos públicos, com participação dosmovimentos sociais. Segundo ele, os apoios recebidos de 18 partidospolíticos e do presidente Lula foram fundamentais para sua vitória.Eduardo Campos derrotou o atual governador, José Mendonça Filho, doPFL, por uma diferença de mais de um milhão de votos.

Questionadosobre o modelo de administração que pretende implementar no estado,Eduardo Campos deixou claro que não vai apresentar um pacote de açõesprontas, mas adiantou que dará prioridade à saúde, segurança eeducação. “Queremos governar com metas a cumprir, com apoio dasociedade e do governo federal, e por meio parcerias com as gestõesmunicipais”, afirmou.

Acompanhama entrevista coletiva, realizada em um hotel do bairro deBoa Viagem, parentes, amigos, deputados federais e estaduais, alémdos prefeitos de Recife, Olinda e Petrolina, Depois da entrevista, ogovernador eleito seguiu para comemorar o resultado das urnas com opovo, na Praça do Marco Zero, no centro da cidade.

Casadoe pai de quatro filhos, Eduardo Henrique Campos tem 40 anos e éeconomista. Nasceu em Recife, em 1965 e iniciou a militância políticana Universidade Federal de Pernambuco, como presidente do diretório daFaculdade de Economia.

Em 1990,entrou para o PSB e foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois,conquistou uma vaga na Câmara Federal, mas, em 1995, ficou à disposiçãodo governo de Pernambuco, assumindo a Secretaria da Fazenda. Nessaépoca, o estado era governado por seu avô, Miguel Arraes.

Em1998, foi reeleito para o Câmara dos Deputados. Conquistou o terceiromandato em  2002 e, em 2003, tomou posse no cargo de ministro daCiência e Tecnologia do atual governo.

Jáo governador José Mendonça Filho, que tentava a reeleição, afirmou quea derrota faz parte da vida de quem disputa cargos na política. Emtelefonema dado assim que soube do resultado, Mendonça Filho desejouêxito ao futuro governador.

Eledisse que o governo de Jarbas Vasconcelos, que deixou o cargo em marçodeste ano para disputar uma vaga no Senado, tinha aprovação de 70% dapopulação do estado. “Não cometemos erros na campanha, mas entendoque  os eleitores preferiram um candidato que estava em sintoniacom o presidente da república”, concluiu Mendonça Filho, que assumiu ogoverno de Pernambuco com a saída de Jarbas.