Réplicas de microfones da <b>Rádio Nacional</b> são furtadas de teatro no Rio

24/06/2006 - 16h46

Rio, 24/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - Duas réplicas de microfones que relembram a chamada época de ouro da Rádio Nacional do Rio de Janeiro foram furtadas do Teatro Maison de France, no bairro do Castelo, onde se realiza o espetáculo Rádio Nacional: as Ondas que Conquistaram o Brasil, em cartaz há cinco meses.

Cedidas pela Radiobrás, as peças ficavam no cenário e fazem parte do patrimônio da empresa. O gerente de Programação da Rádio Nacional do Rio, Cristiano Menezes, disse que elas não têm valor histórico, por se tratarem de réplicas. E que após o comunicado do desaparecimento à polícia, caso os microfones não apareçam, novas réplicas devem ser feitas e entregues à empresa.

O espetáculo, um musical, trata do sucesso da rádio desde a sua criação, em setembro de 1936, a partir da história de um casal morador de um subúrbio carioca. No cenário ficavam quatro microfones de pedestal, cedidos pela Radiobrás, e dois deles foram levados, provavelmente na quinta-feira (22), quando o espetáculo foi suspenso devido ao jogo da seleção brasileira de futebol contra o Japão, na Copa do Mundo.

Uma das atrizes e produtora da peça, Cláudia Vigonne, disse que ao chegar para o espetáculo de ontem (23) notou a falta dos dois microfones. Ela explicou que o espetáculo foi realizado normalmente, mas avisou ao público que "naquele lugar onde estavam os pedestais vazios, dois microfones foram furtados". E informou que foi feito um registro na delegacia da área, além de um pedido oficial à Polícia Federal para abertura de inquérito, por se tratar de patrimônio da União.