Projeto leva médicos ortopedistas do Rio para cirurgias em Tocantins

24/06/2006 - 14h02

Brasília, 24/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A população do estado de Tocantins começou hoje (24) a ser beneficiada pelo Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia, do Ministério da Saúde. Médicos do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro já estão fazendo cirurgias para reconstrução de articulações, quadril e de ligamentos cruzados de joelho, no Hospital Geral de Palmas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, até o dia 27 ficarão no hospital de Palmas 14 profissionais, sendo cinco médicos ortopedistas, dois residentes, dois médicos anestesistas, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem, para as cirurgias.

Mais de 20 dessas cirurgias estão previstas e, ainda segundo a assessoria, as pessoas que foram selecionadas para as operações submeteram-se há 21 dias a avaliações médicas. "Os principais critérios da seleção foram o tempo de espera e a gravidade do caso", disse a assessora Valéria Bravo.

Desde sua criação, em 2003, o Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia beneficiou mil pacientes, com cerca de 500 procedimentos cirúrgicos, além dos atendimentos ambulatoriais. O próximo passo do projeto será a implantação de um sistema de teleconferência, onde os profissionais do Into no Rio de Janeiro poderão avaliar os pacientes a distância, evitando as filas no instituto.