ELEIÇÕES 2006 – Heloísa Helena busca campanha entre PT e PSDB

24/06/2006 - 20h41

Marcela Rebelo
Enviada especial

União dos Palmares (AL) – Sob chuva, foi oficializada hoje a candidatura da senadora Heloísa Helena à Presidência da República. Ela promete trazer uma alternativa de esperança ao povo brasileiro. "O objetivo é ganhar a Presidência para fazer um projeto de desenvolvimento econômico distanciado dos moleques do capital financeiro e do sabotadores do crescimento econômico e da inclusão social no Brasil", afirmou, em entrevista a jornalistas.

Heloísa afirmou que sua campanha trará alternativas "que apontam para democratização da riqueza, da terra, do espaço urbano, da informação e da cultura e das políticas sociais". "Nossa estratégia é apresentar uma alternativa concreta para o Brasil, distanciada da farsa técnica e da fraude política representada pelo PT e pelo PSDB", defendeu.

A candidata reconheceu que não será fácil disputar com esses dois partidos porque não aceitará doação de empresas. A candidata disse esperar que haja uma fiscalização rigorosa das instituições para impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilize a máquina pública a favor de sua reeleição. Também pede fiscalização da campanha de PSDB e PT para que não haja abuso de poder econômico.

A candidata do P-Sol disse ainda que defende as políticas de transferência de renda, mas criticou o programa Bolsa Família. "Não aceito que o programa seja utilizado como forma de demagogia eleitoralista", criticou. "Ele tem que existir com escolaridade, acesso à profissionalização, ao esporte e à cultura".

A convenção seria realizada no alto da Serra da Barriga, onde existia o Quilombo dos Palmares. Mas a chuva impediu que caminhões levassem o material de infra-estrutura para a convenção. O encontro teve de ser realizado na praça de União dos Palmares, município hoje localizado na região. "Talvez fosse muita pretensão nossa já estar lá em cima da Serra da Barriga, temos de ir lá somente quando for comemorar a vitória".

Heloísa foi aclamada pelos 600 participantes (estimativa da organização) com gritos de "É combativa, é radical, Heloísa, presidente nacional". Também foi aprovado o nome do economista carioca Cesar Benjamim com vice. O P-Sol terá o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Socialista dos Trabalhadores Unidos (PSTU).

O presidente do PSTU, sindicalista José Maria, considera que a frente de esquerda representa uma união para fortalecer a classe trabalhadora. "A campanha de Heloísa Helena é uma vitória dos trabalhadores", afirma. "Vamos defender que o país não pague a dívida externa, romper com o Fundo Monetário Internacional, reunir recursos para investir na geração de empregos, moradia, saúde. Em vez de deixar o país trabalhar para enriquecer meia-dúzia de banqueiros".