Petrobras tem 650 selecionados no Norte fluminense para programa Jovem Aprendiz

23/06/2006 - 20h57

Rio, 23/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os 650 selecionados nos municípios de Campos, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra participaram hoje (23) do lançamento do programa Petrobras Jovem Aprendiz, em Macaé, no Norte fluminense, onde se concentra a maior parte das atividades de exploração de petróleo e gás natural no estado.

Em nota, a estatal informa que até a primeira quinzena de agosto fará a seleção de jovens com idade entre 15 e 18 anos, nos estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, além de Minas Gerais e Espírito Santo, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O programa oferecerá capacitação técnica e pretende atender a 2.777 jovens no país, todos inscritos nos programas Bolsa Família e Primeiro Emprego, com investimentos de R$ 42 milhões. A estimativa da coordenação do programa é que até o final do agosto todos os selecionados estejam contratados para o período de treinamento.

O Petrobras Jovem Aprendiz, que integra o programa Petrobras Fome Zero, tem como objetivo promover a inclusão social por meio da qualificação social e profissional, com a inserção do jovem do mercado de trabalho. Foi criado em cumprimento à lei 10.097/2000, que estabelece a obrigatoriedade de as empresas terem entre 5% e 15% de seu efetivo jovens empregados em funções que demandem formação profissional.