Encontro de cultura livre reúne representantes de 49 países no Rio

23/06/2006 - 20h56

Rio, 23/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O maior encontro mundial de cultura livre, o ISummit, começou hoje (23) no Rio. O evento reúne, até domingo (25), representantes de 49 países para debater o compartilhamento do conhecimento e novas formas de realizar e distribuir obras de arte e conteúdos informativos.

"O encontro irá discutir a flexibilização de direitos autorais, o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias e a disseminação de obras criativas", explicou o professor da Fundação Getúlio Vargas e representante do projeto Creative Commons no Brasil, Ronaldo Lemos,

O encontro, que contou em sua abertura com a participação do ministro da Cultura Gilberto Gil, é organizado pela entidade internacional que difunde a utilização das licenças Creative Commons em todo o mundo.

A licença Creative Commons surgiu em 2001 para tornar mais flexível a legislação de direitos autorais e criar um meio termo entre os direitos reservados e o plágio de conteúdos, um dos principais problemas da rede mundial de computadores. O objetivo do Creative Commons é trazer ao sistema de copyright "moderação, equilíbrio e compromisso, levando em conta igualmente a inovação e a proteção do autor", conforme explica a entidade em seu site oficial.

Lemos destaca que na página eletrônica do Creative Commons, que tem versões em 49 países, inclusive no Brasil, é possível encontrar um acervo com mais de 140 milhões de obras com as regras para utilização de cada uma delas.

"Esses mecanismos são vitais para a disseminação da cultura, inclusive das regionais, muitas vezes desprezadas pelos grandes meios de comunicação", diz o professor da FGV.