CPI dos Sanguessugas já recebeu dez requerimentos para votação

23/06/2006 - 20h45

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas recebeu, até o final da tarde de hoje (23), dez requerimentos, que devem ser votados na reunião de quarta-feira (28). A maioria dos requerimentos é de convocação de depoentes para prestar esclarecimentos. Nove são de autoria dos deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Júlio Redecker (PSDB-RS) e solicitam a convocação da ex-assessora especial do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino e do presidente da empresa Planan, Darci José Vedoim.

Nos requerimentos, Sampaio e Redecker pedem a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, de janeiro de 2003 a junho de 2006, de Maria da Penha e de Darci. Em outro requerimento, o deputado Inaldo Leitão (PL-PB) solicita a convocação de Luiz Antonio Trevisan, também representante da Planan, além de Maria da Penha e de Darci Vedoin.

Nos demais requerimentos, os parlamentares pedem à Corregedoria Geral da União e ao Tribunal de Contas da União que forneçam à CPMI, em três dias, informações sobre possíveis irregularidades encontradas junto ao Ministério da Saúde que tenham qualquer relação com as investigações sobre a fraude na compra de ambulâncias.

Há também requerimentos solicitando à Polícia Federal, à Procuradoria-Geral da República, e à representação da Procuradoria em Mato Grosso, cópias de todas as investigações desenvolvidas na chamada Operação Sanguessuga, além dos requerimentos de instauração de inquérito contra parlamentares e das denúncias oferecidas ao Ministério Público.

A CPMI foi criada para investigar denúncias de irregularidades no uso de emendas parlamentares ao Orçamento para a compra superfaturada de ambulâncias.

Na segunda-feira (26), às 15 horas, o presidente da CPMI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), e o relator, senador Amir Lando (PMDB-RO), vão se reunir com o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e às 16 horas, vão se encontrar com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. Nas reuniões, os dirigentes da CPMI vão solicitar, segundo a assessoria de imprensa do relator, os inquéritos e outros documentos produzidos pela PF e pelo STF. Os dirigentes da CPMI também estão solicitando reunião com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para obter mais informações sobre as investigações.