Representantes de 14 países se reúnem em Porto Alegre para conhecer orçamento participativo

04/06/2006 - 19h17

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Representantes de fundos de desenvolvimento e de organizações sociais de 14 países da África, Europa, Ásia e Oceania estarão reunidos nesta semana para estudar o orçamento participativo (OP) de Porto Alegre. A oficina internacional "Orçamento Participativo: Exposição, Aprendizado e Diálogo" é promovida pelo Banco Mundial, em parceria com o Centro Internacional de Gestão Urbana.

O evento reúne também gestores públicos em nível local e regional, além de uma equipe de técnicos do Banco Mundial. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o Departamento Social do Banco Mundial selecionou 45 representantes de países como Kosovo, Albânia, Rússia, Bósnia e Romênia, Angola, Moçambique, Senegal, Zimbabwe, Estados Unidos, Suíça, Austrália e Indonésia.

O encontro começa nesta segunda-feira (5), às 9 horas, no Centro de Convenções do Plaza São Rafael, e termina no próximo sábado (10). Os participantes terão palestras e debates onde conhecerão as experiências de Porto Alegre, Gravataí e Santa Maria. Eles também vão conhecer, ao longo da semana, resultados do orçamento participativo em obras e investimentos e fazer contatos com a comunidade.