Relatório de conferência dos direitos de idosos deve ser divulgado semana que vem

26/05/2006 - 20h21

Bianca Paiva*
Da Agência Brasil

Brasília- As cerca de 400 propostas votadas e aprovadas na 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa farão parte de um relatório final que deve ser divulgado na próxima semana. A informação é da secretária executiva do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Jurilza Machado.

Segundo ela, o conselho vai encaminhar o documento aos órgãos competentes para tomarem as devidas providências. "Serão enviadas aos ministérios envolvidos, como o da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Cultura, do Esporte e à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que é órgão ao qual o conselho está veiculado, para que todas as propostas sejam realmente efetivadas".

Hoje (26), último dia da conferência, foi acertado que o encontro nacional será promovido a cada dois anos, segundo o assessor técnico da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Roberto Araújo. "Vamos começar a nos preparar desde agora para se ter a 2ª conferência com melhores perspectivas".

De acordo com ele, as propostas discutidas no encontro são originárias dos municípios e passaram depois pelos estados. Cada estado levou 27 medidas, "que sofreram um processo de consolidação para ter um encaminhamento nacional".

Entre as ações aprovadas estão propostas na área de educação. Uma delas é implementar nos projetos pedagógicos das escolas de ensinos fundamental e médio a disciplina Cidadania com foco nos idosos.

Os participantes também defenderam a adequação dos transportes públicos às condições de acessibilidade e às necessidades dos idosos, bem como facilitar o acesso a prédios públicos por meio de construção de calçadas, rampas antiderrapantes e corrimões, por exemplo.

A 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ocorreu entre os dias 23 e 26 deste mês.

*Colaborou Juliana Andrade