Para pequeno produtor, ideal seria prorrogar prazo da dívida por 20 anos

26/05/2006 - 19h58

Brasília, 26/5/2006 (Agência Brasil - ABr) - A prorrogação da dívida dos pequenos produtores, prevista no pacote divulgado ontem pelo governo, foi bem recebida pelo dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e membro da coordenação da Via Campesina no Rio Grande do Sul Áureo Scherer. Ele disse, entretanto, que o ideal seria estender o prazo para cerca de 20 anos.

Segundo Scherer, os pequenos agricultores enfrentam muitas dificuldades e "só assim poderiam ter mais fôlego para continuar trabalhando na terra, produzindo comida saudável e garantindo sua subsistência".

Ele elogiou a decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de conceder desconto no pagamento de custeio dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para Scherer, as medidas são significativas para algumas culturas, como a do arroz e a da soja, mas um pouco tímidas em relação ao leite.

Na área de investimentos, ele disse que também apóia a prorrogação das operações do Pronaf, inclusive as que têm o leite e o fumo como receita principal na cultura de subsistência. "São medidas importantes, mas jogam o problema para a frente". O ideal "é uma medida estrutural que alongue essas dívidas para uns 20 anos", afirmou.