Ministros de países de língua portuguesa firmam acordo de cooperação ambiental

26/05/2006 - 19h57

Valéria Amaral
Da Agência Brasil

Brasília - A Declaração de Brasília, que estabelece cooperação na área ambiental entre países de língua portuguesa, foi assinada hoje (26) pelos participantes da 3ª Reunião de Ministros de Meio Ambiente dessa comunidade, iniciada ontem.

O objetivo do documento final do encontro é dar continuidade às ações para a superação dos problemas ambientais, como: adaptação às mudanças climáticas, aumento do uso de fontes renováveis de energia, prevenção de desastres, redução das ameaças à saúde humana, conservação da biodiversidade, gestão integrada dos recursos hídricos, combate à desertificação, gestão das zonas marinhas e costeiras, e diminuição dos efeitos da seca.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, ficou decidido na reunião que a cada dois anos representantes dos países participantes voltarão a se encontrar para avaliar e monitorar os resultados alcançados.

Langone informou que o documento assinado no Brasil será entregue aos oito presidentes dos países participantes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. E destacou que "a presença de Portugal na comunidade poderá garantir a obtenção de recursos na União Européia para o desenvolvimento das ações ambientais em países da África".

Em julho próximo, os chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estarão reunidos em Guiné-Bissau para reforçar a agenda ambiental a partir do compromisso de cooperação assinado em Brasília.

A CPLP foi criada em 1996 e tem como objetivos a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica, além da difusão da língua portuguesa.