Zilberstein defende preservação de reservas e uso de fontes alternativas de energia

22/04/2006 - 9h25

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), David Zilberstein, defende que utilizar de forma mais racional outros recursos e segurar o petróleo no país é uma das alternativas à exportação. Segundo ele, é preciso preservas as reservas para as futuras gerações, usando menos petróleo, pois é a fonte de energia mais poluente.

"O Brasil é um país rico porque desenvolveu tecnologias e conhecimentos em diversas outras áreas" disse Zilberstein. Para ele, a exportação deve ser bastante discutida porque o petróleo tem uma fonte finita e possuir petróleo não é sinônimo de riqueza. Zilberstein acrescentou ainda que o Brasil tem muitas alternativas ao uso do petróleo, como os biocombustíveis.

Com a inauguração, ontem (21), das operações da plataforma P-50, na Bacia de Campos (RJ), a Petrobras comemorou a auto-suficiência do país na produção de petróleo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou as válvulas do equipamento e, com as mãos sujas de óleo, repetiu o gesto do ex-presidente Getúlio Vargas, que há 53 anos abria a campanha O Petróleo é Nosso.