MST devolve arma que sumira durante confronto com policiais em Recife

22/04/2006 - 19h35

Spensy Pimentel
Enviado especial

Recife - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto com outras entidades organizadoras do 2° Fórum Social Brasileiro, realizou um ato simbólico na manhã deste sábado para devolver à Polícia Militar de Pernambuco a arma que havia desparecido durante o confronto de quinta-feira (20), após a marcha de abertura do encontro.

Crianças do movimento, os sem-terrinha, fizeram a entrega simbólica da arma, que deveria estar no coldre com o capitão Dimerson Mendes, um dos feridos no confronto com militantes.

Jaime Amorim, coordenador do MST em Pernambuco, e também ferido na quinta-feira, com um tiro de raspão no polegar, afirmou, no ato simbólico: "Nosso entendimento é que, de qualquer forma, como a arma acabou sendo entregue para nós, tínhamos que devolvê-la à polícia, para que seja feita a devida apuração sobre o ocorrido".

A arma foi devolvida à Polícia Militar por deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

A polícia ainda apura o que aconteceu exatamente no episódio da quinta-feira. Agredidos pelos militantes quando tentavam prender uma pessoa no meio da manifestação, dois policiais ficaram gravemente feridos.