Ex-diretor da ANP diz que auto-suficiência em petróleo é conquista dos brasileiros

22/04/2006 - 9h25

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - "Não se pode atribuir a esse ou a qualquer outro governo a paternidade da auto-suficiência em petróleo", afirmou o ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), David Zilberstein. Segundo ele, o processo dependeu de um conjunto de fatores, de uma história de décadas.

Zilberstein disse ainda que hoje o setor está melhor do que nunca e que a Petrobras nunca teve tanta capacidade de investimento.

Para o ex-presidente da ANP, a auto-suficiência é fruto de um conjunto de ações, de feitos históricos e do trabalho de muitos brasileiros: "É muito bom termos declarado a nossa independência em relação a um mundo muito conturbado, mas tem muita coisa por trás e muita coisa ainda pela frente". De acordo com ele, tentar "partidarizar" ou "ideologizar" o problema é uma "tremenda perda de tempo".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem (21) as operações da plataforma P-50, instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense. Com isso, o país garante a auto-suficiência na produção de petróleo.