Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente começa amanhã em Luziânia

22/04/2006 - 9h27

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Cerca de 600 estudantes de 11 a 14 anos participam amanhã (23), em Luziânia (GO), da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Fernando Haddad, da Educação, deverão participar da abertura do evento, prevista para as 20 horas.

Até sexta-feira (28), os estudantes vão discutir temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e diversidade étnico-racial. A conferência terá como resultado a Carta das Responsabilidades.

As atividades serão conduzidas por 70 integrantes dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente de todos os estados e também por 20 facilitadores internacionais. Durante as oficinas, a carta será transformada em linguagem de rádio, publicidade, hip-hop e jornal. O documento será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a Caminhada pelas Responsabilidades, quinta-feira (27), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Na etapa preparatória, a conferência envolveu mais de 12 mil escolas, nos 26 estados e no Distrito Federal, mobilizando cerca de 4 milhões de participantes em torno da idéia Vamos Cuidar do Brasil. Durante o ano letivo de 2005, o debate foi estimulado em todas as escolas do ensino fundamental (da 5ª à 8ª série), e em comunidades quilombolas e indígenas, em assentamentos rurais e com meninos e meninas em situação de rua.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente