Óleo jorrou pela primeira vez em 1939, na Bahia

21/04/2006 - 10h12

Rio, 21/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A produção de petróleo no Brasil teve início na Bahia: o óleo jorrou pela primeira vez em 1939, com a perfuração do poço DNPM-163, no bairro de Lobato, em Salvador. Mais tarde, já após a criação da Petrobras, em 1953, outras áreas produtoras foram descobertas na região. Uma delas, a 70 quilômetros da capital, fica na cidade de Pojuca.

Ao contrário do que ocorreu em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, com o início das atividades da Petrobras, o desenvolvimento não foi percebido por boa parte da população. Pojuca vive uma realidade típica de cidade pequena. Ruas com pouco movimento de carros, casas com fachadas simples, sem rede hoteleira de expressão ou grandes edifícios. O comércio é formado por pequenas lojas ou por vendas montadas no quintal das casas.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, José Antônio, lamenta a falta de estrutura do setor. "Aqui falta muita coisa. Muitos produtos não são encontrados aqui, tem que procurar lá fora. O nosso comércio é muito atrasado", disse.

Para Antônio Sérgio da Cunha, que já trabalhou como bancário e está desempregado há três anos, o maior problema da região é a falta de emprego: "A cidade mudou pouco, principalmente em relação a emprego. É muito difícil arrumar emprego por aqui. De vez em quando eu arrumo um bico como pedreiro, tenho que me virar se não passo fome". Segundo ele, faltam escolas técnicas para melhorar o grau de instrução da população local. "Se tivesse uma escola técnica, dava para tentar arrumar alguma coisa, mas é difícil", acrescentou.

É também pela falta de qualificação da mão de obra que 80% das pessoas que trabalham na unidade da Petrobrás na região vêm de Salvador. Apenas 8% são de Pojuca. A falta de infra-estrutura em grande parte do município contrasta com a riqueza que é explorada na região. Desde a década de 50, a Petrobras extrai petróleo em poços terrestres naquela área.

A atividade engorda o cofre do município em cerca de R$ 14 milhões por ano: a trigésima maior arrecadação de royalties do país, dinheiro pago pela Petrobras para explorar petróleo no território do município.