MST realiza ato no Sul para desapropriar fazenda Guerra

21/04/2006 - 17h26

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram hoje (21) um ato público em Coqueiros do Sul (RS) pela desapropriação da fazenda Guerra e pela reforma agrária no país. Segundo um dos coordenadores do MST na região, Cedenir de Oliveira, cerca de 2 mil pessoas participaram pacificamente do ato, que reuniu representantes de sindicatos, de movimentos sociais, políticos da região e moradores de rua.

O próprio MST reconhece que a fazenda Guerra produz e exporta. Mas, para Cedenir, como a fazenda tem mais de 7 mil hectares, deveria beneficiar a economia local. "Ela não cumpre sua função social. Ela pertence a um único proprietário e ocupa 30% da área do município de Coqueiros do Sul. Sem dúvida nenhuma, temos que dividir esses latifúndios. Essa fazenda não traz benefícios para o desenvolvimento da população da região", afirmou o coordenador do MST em entrevista à Agência Brasil.

Cedenir disse que há dois anos o movimento reivindica a desapropriação da fazenda Guerra. Segundo ele, caso isso ocorra, 460 famílias poderão ser assentadas. "Isso geraria em torno de 2,4 mil empregos diretos", estimou.

Durante o ato, famílias que vivem em assentamentos do MST doaram alimentos produzidos pelas próprias comunidades aos acampados em Coqueiros do Sul. Os integrantes do movimento aproveitaram também para lembrar o caso do assentamento da Fazenda Anoni, no município de Pontão (RS), onde 420 famílias vivem em nove mil hectares. "É um exemplo muito significativo na região. Foi uma das primeiras ocupações de terra massivas que o MST fez na sua história, em 1985. Hoje a fazenda Anoni representa quase todo o município do Pontão. É um exemplo da diversificação da propriedade", ressaltou Cedenir.

De acordo com o MST, as famílias assentadas na fazenda Anoni produzem anualmente 20 mil sacas de trigo, 6 milhões de litros de leite, 150 mil sacas de soja, 35 mil sacas de milho, 45 toneladas de frutas e 10 mil quilos de hortaliças. Eles também criam 800 cabeças de gado e 5 mil cabeças de suínos.
.