Ministério defende participação de rádios comunitárias nos testes para o padrão digital

20/04/2006 - 22h30

Rio, 20/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - As rádios comunitárias devem participar dos testes para a escolha do padrão digital de rádio brasileiro. A defesa foi feita hoje (20) pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Joanilson Ferreira, em audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio.

Ele informou que o ministério ainda está estudando como viabilizar economicamente esse projeto, que poderia contar com a participação de uma rádio pública. Segundo ele, o governo providenciaria o equipamento e caberia às rádios, pelo período de um ano, "fazer todos os relatórios, com a mesma responsabilidade das comerciais".

Ao todo, estão sendo solicitados cinco equipamentos de teste. Além das dificuldades financeiras para a compra desses aparelhos, o ministério também está organizando como poderia ser feita a escolha das rádios. "O movimento das rádios comunitárias é plural e sadio, porque representa a sociedade. Está sendo uma batalha conseguir esses cinco equipamentos e vai ser difícil, também, selecionar as cinco rádios", disse o secretário.

A participação nos testes para a escolha do padrão digital é uma das reivindicações das rádios comunitárias. Para Cláudio Salles, coordenador da Pop Goiaba, rádio ligada à Universidade Federal Fluminense, "alguns modelos que estão em teste inviabilizam a entrada de novos atores do dial e ainda provocam interferências nos emissores de rádios de baixa potência, como as comunitárias".

No final do ano passado, 12 emissoras comerciais de rádio começaram, em caráter experimental, a transmitir sua programação em sinal digital. O Brasil é o quarto país do mundo a adotar o novo sistema em transmissões AM e FM, atrás de México, Canadá e Estados Unidos.