Questão energética está equacionada no país, diz deputado no <i>Diálogo Brasil</i>

19/04/2006 - 23h58

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – O deputado federal Mauro Passos (PT-SC) disse há pouco no programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão, que o Brasil tem tudo para se desenvolver, no que depender das fontes energéticas. "O país que tem a questão energética equacionada tem tudo para se desenvolver", acrescentou Passos, que é membro da Comissão de Minas e Energia.

No estúdio da TV Nacional, em Brasília, ele afirmou que o Brasil é um dos países mais avançados em perfuração de alta profundidade no mar. E questionou: "Imagina se nós tivéssemos que comprar petróleo a US$ 70 por barril?"

O ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), David Zilberstein, que participa do programa no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, lembrou que o preço da gasolina brasileira está abaixo da tabela do mercado europeu. "A Petrobras tem que aproveitar o aumento quando os preços dos combustíveis estão altos", defendeu. E que apesar de possuir auto-suficiência em petróleo, o Brasil não tem a mesma autonomia em relação aos derivados.

Já o professor Saul Suslick, coordenador do Centro de Estudos do Petróleo da Unicamp, destacou no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que as reservas de petróleo certificadas do país garantem uma autonomia de cerca de 15 anos. "Se não mantivermos a auto-suficiência, nós precisaremos adicionar anualmente em torno de 1 bilhão de barris, em média, por ano", ressaltou.

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo o país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.