Procurador reafirma ausência de indícios contra Lula, diz Tarso

20/04/2006 - 13h19

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Tarso Genro, esteve reunido hoje (20) com o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Após o encontro, Genro reafirmou que Souza não encontrou indícios de envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas investigações sobre o esquema chamado de "mensalão".

"Ele [o procurador] reiterou que, em relação ao presidente da República, não existe sequer um indício, uma menção ao longo das investigações que ele está fazendo", destacou o ministro.

O procurador-geral encaminhou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 30 de março, na qual pede que o órgão instaure processo contra 40 pessoas, entre ex-ministros, parlamentares e empresários, por envolvimento no esquema. As investigações ainda não terminaram e o procurador pode enviar mais nomes ao STF.

Tarso disse que, na visita, mostrou a visão do governo sobre o caso. "Não só acompanhamos como respeitamos e achamos fundamental o trabalho que a procuradoria faz nas investigações, nas denúncias e na individualização de responsabilidades, não de partidos, não de instituições", destacou o ministro. "A partir da responsabilização, os indivíduos vão ter a oportunidade de defesa circunscrita no processo penal que responderão."