Não há motivo para preocupação por causa de tuberculose bovina, afirma veterinário

20/04/2006 - 14h22

Beatriz Pasqualino
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Não há motivo para a população se preocupar em relação ao registro de tuberculose bovina no município de Cajuru, a cerca de 300 quilômetros da capital paulista. O esclarecimento foi feito hoje (20) pelo veterinário Heinz Otto Hellwig, gerente do programa de controle e erradicação da doença, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Estado.

"Cajuru não é um caso isolado. Talvez tenha tido maior repercussão porque houve, efetivamente, o envolvimento de outros órgãos de saúde no sentido de fazer um diagnóstico nas pessoas que manipulam esses animais", afirma.

Segundo ele, o estado de São Paulo registra de 1% a 1,5% de casos da doença entre as 15 milhões de cabeças de gado que possui. "O que não é um índice muito alto". No segundo semestre de 2005, foram 560 diagnósticos confirmados, mas ainda não há estimativas sobre este ano.

Na semana passada, duas fazendas de Cajuru foram interditadas depois de detectada a doença em 85 animais. Com isso, os proprietários foram proibidos de comercializar o gado, bem como de movimentar no local outros tipos de animais suscetíveis à doença. "Até hoje foram sacrificados em torno de 37 animais. O abate vai continuar nos próximos dias até exterminar todos os animais doentes", disse Hellwig. As duas propriedades terão os animais reexaminados daqui a três meses para garantir a erradicação da doença.

A tuberculose é causada por microbactérias e entre os animais acomete principalmente bovinos e bubalinos (búfalos), nos quais é possível desenvolver lesões em qualquer órgão ou tecido. A doença é transmitida de um animal para outro pelo ar, é incurável e leva, inevitavelmente, à morte. Não existe vacina contra a doença. O ser humano também pode ser contaminado pela tuberculose se tiver contato com um animal doente.