Monteiro Lobato defendeu em livros auto-suficiência na produção de petróleo

20/04/2006 - 11h31

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – O escritor paulista Monteiro Lobato, além de ter criado personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo – um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira –, se destaca na história nacional por ter sido um dos grandes entusiastas da exploração e produção petrolífera no país. Além de escrever obras sobre a importância do produto para o desenvolvimento nacional, o autor teria se envolvido politicamente com a questão, usando espaços públicos para abordar o assunto.

"O interesse dele pelo petróleo é o mesmo interesse que sobre o Brasil, porque Lobato era um nacionalista. Ele realmente demonstrava, através de toda sua obra, uma profunda preocupação com os temas essencialmente nacionais, que, de alguma forma, pudessem trazer um progresso para o Brasil", afirma a coordenadora do doutorado em Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Teresa Gonçalves. "Evidente, ele via que se o país fosse auto-suficiente em petróleo seria muito importante no contexto mundial."

Segundo a professora, uma das principais contribuições de Monteiro Lobato para a campanha em prol da exploração do petróleo no Brasil foi ter escrito a obra O Poço do Visconde, publicado em 1937, dentro da série de livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A obra, voltada para o público infantil, mostra às crianças a importância daquela matriz energética para a nação.

"É muito importante esse livro voltado para o público infantil porque ele forma os adultos de amanhã. É um livro considerado meio difícil, porque aborda muitos termos técnicos. Mas, no final, quando você lê o livro, você entende perfeitamente o contexto. Dentro de uma coleção para crianças, que é o Sítio do Pica-Pau Amarelo, ele toca num assunto, que na época não era nada badalado", diz a coordenadora.

As crianças de 1937 seriam justamente os adultos da década de 50, quando a idéia de explorar óleo no Brasil ganhou força com a campanha "O petróleo é nosso", no segundo governo de Getúlio Vargas. E seriam também os adultos que, nas décadas de 50 e 60, começaram a se especializar na engenharia de produção petrolífera para compor o quadro profissional da futura Petrobras.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato viveu de 1882 a 1948. Além de O Poço do Visconde, o autor paulista escreveu O Escândalo do Petróleo, para o público adulto em que defende a exploração de petróleo exclusivamente por empresas brasileiras. Em sua bibliografia constam inúmeros livros para o público infantil e adulto, entre eles clássicos como a série Sítio do Pica-Pau Amarelo.