Lula diz que Brasil e outros países se juntam para pedir ''abertura'' das Nações Unidas

20/04/2006 - 18h28

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (20) que o Brasil e outros países começaram a debater a abertura das Nações Unidas. "Começamos a discutir com outros países, e nem sei se vamos conseguir, mas o dado concreto é que não é pouca força a junção Brasil, Alemanha, Índia, Estados Unidos, África do Sul, Argélia e Nigéria", declarou. "Não são poucos os compromissos assumidos pelos países de tentar forçar a abertura das Nações Unidas", disse, em discursou durante cerimônia de comemoração do Dia do Diplomata e de formatura das turmas do Instituto Rio Branco.

O presidente acredita que é preciso criar um fórum internacional com a respeitabilidade das Nações Unidas, mas com poder de impor suas decisões. "Se não, ficaremos órfãos e tudo será muito pior na política internacional", disse Lula.

Como exemplo, ele citou a guerra do Iraque, resultado de uma "quase obsessão" do presidente americano, George W. Bush. "Não havia consenso para aquela guerra, não tinha uma decisão das Nações Unidas", lembrou o presidente. "Provou que o multilateralismo estava moribundo, não estava saudavelmente representado".

Entre as medidas defendidas pelo Brasil está a ampliação dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil pleiteia uma vaga permanente no Conselho.