Lula diz que Brasil continuará investindo em política espacial

20/04/2006 - 18h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (20) que vai continuar a investir em projetos de alto custo, como a política espacial e a construção de um submarino.

"Vamos tratar tudo que o Brasil tiver que tratar para que a gente seja cada vez mais orgulhoso de ser brasileiro e para que a gente seja cada vez mais soberano diante do mundo", afirmou Lula na cerimônia de boas-vindas ao astronauta Marcos Pontes no Palácio do Planalto.

O governo federal recebeu críticas por ter aplicado US$ 10 milhões na viagem do astronauta brasileiro à Estação Espacial Internacional. Para o presidente Lula, o valor investido foi pequeno diante dos resultados positivos que a missão trará para o Brasil.

"Enquanto eu for presidente da República, farei todo empenho para que essa tua viagem (de Marcos Pontes) tenha sido apenas mais um passo, na trajetória do nosso país, na busca da conquista do espaço e do conhecimento científico e tecnológico", ressaltou.

Ainda segundo ele, a viagem do tenente-coronel da Aeronáutica influenciará a ciência e a tecnologia, a agricultura e a indústria brasileiras. O presidente disse que Marcos Pontes têm, agora, mais responsabilidades no debate científico.

O presidente chegou a falar que poderia participar de uma missão espacial no futuro. "Depois das coisas que você me contou, um dia, quem sabe quando estiverem levando as pessoas da terceira idade, eu me candidate para uma viagem dessas", brincou.

Marcos Pontes chegou ao Brasil hoje para uma série de compromissos. Ele volta para Moscou, capital da Rússia, na próxima terça-feira (25).