Juiz responsável pelo caso Varig reafirma que a empresa tem solução

20/04/2006 - 19h47

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - O juiz da 8ª Vara Empresarial da Justiça do Rio, Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da Varig, afirmou hoje (20) que é preciso parar de procurar "culpados" pela crise que hoje atinge a empresa.

Na avaliação dele, o importante é buscar soluções para o futuro da companhia aérea."Em vez de ficar revolvendo o tempo para saber o que aconteceu, quem fez, quem não fez, quem deveria fazer e não fez... Vamos acabar com isso imediatamente e vamos nos empenhar ao máximo em buscar uma solução. Essa solução existe? Sim, porque, do contrário, eu já teria decretado falência", disse.

Segundo ele, o quadro da Varig melhorou nos últimos dias, e hoje a empresa está melhor do que há uma semana. "Se um dia o administrador e o registrador disserem para mim, daqui a dez minutos ou daqui a um ano, ‘não tem mais viabilidade’, aí, vão quebrar a empresa e o juiz terá que decretar a falência", afirmou. "Porque é sua obrigação {do juiz] falir qualquer empresa que se mostre nociva à sociedade. Mas enquanto eu não tiver um dado concreto sobre isso, eu não decreto a falência", reiterou.

Ayoub disse que confia na Varig e que a existência da empresa é benéfica para o país, não só porque garante milhares de empregos como porque é mais uma opção de transporte aéreo para os consumidores brasileiros.