Hugo Chávez assina Manifesto em Defesa da Natureza e da Diversidade Biológica e Cultural

20/04/2006 - 20h25

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se encontrou hoje (20), em Curitiba, com 1,5 mil integrantes da Via Campesina e com representantes da Coordenação dos Movimentos Sociais e da sociedade civil do Paraná.

Chávez foi o primeiro presidente a assinar o Manifesto das Américas em Defesa da Natureza e da Diversidade Biológica e Cultural. Ele fez um discurso de unidade e defendeu a criação de um projeto nacional latino-americano, no qual os países da região atuariam juntos em uma revolução, "não de armas, mas de idéias, contra o capitalismo, o imperialismo norte-americano e de defesa da construção de um caminho que leve os povos latino-americanos à soberania".

O documento foi lido na íntegra pela cantora e compositora Beth Carvalho e pelo bispo de Curitiba, Dom Ladislau Biernawski. O venezuelano citou o manifesto como exemplo de confronto ideológico que busca interesses comuns a fim de não permitir a exploração irracional da natureza e dos povos.

Ele disse ainda que o documento é mais uma das ações de movimentos populares, intelectuais e governantes do Brasil que se somam às manifestações e decisões que ocorrem na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Uruguai na "trilha por uma América Latina soberana".

"No capitalismo se tem um desenvolvimento destrutivo, que destroça o mundo. E não é exagero: o desequilíbrio climático, os furacões, a destruição da camada de ozônio e o degelo são alarmantes. Se não mudarmos, não há futuro", defendeu.

O documento por enquanto é endossado por 32 movimentos sociais e a idéia é que percorra o mundo buscando mais adesões. O presidente Hugo Chávez foi o primeiro a assinar a carta, que também tem as assinaturas do governador do Paraná, Roberto Requião, do prêmio Nobel da Paz, Perez Ezquivel, de Loenardo Boff e Dom Pedro Casaldáliga, entre outros.