Furlan diz que Lula deverá discutir TV digital com europeus em maio

19/04/2006 - 22h23

São Paulo, 19/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá se encontrar na segunda semana de maio, em Viena (Áustria), com representantes de países europeus para discutir uma nova proposta de TV digital da União Européia para o Brasil.

A informação foi dada hoje (19) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Segundo ele, o encontro deverá ocorrer durante a cúpula Europa, América Latina e Caribe. "Cria-se também uma oportunidade de discussão e negociação de grande interesse estratégico do lado europeu", disse o ministro.

Furlan informou que na segunda-feira (17) a União Européia fez uma nova proposta para que o Brasil adote o modelo europeu de TV digital, insistindo na necessidade de uma missão brasileira ter um encontro com os representantes europeus.

Atualmente, o governo brasileiro discute qual modelo será implementado no país: o americano (ATSC), o japonês (ISDB) ou o europeu (DVB). A base de um sistema brasileiro também começou a ser desenvolvida por 1,5 mil cientistas em 22 consórcios de universidades, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.