Eletronuclear explica operação em Angra 1 à população de Paraty

20/04/2006 - 18h47

Rio, 20/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Eletronuclear realizou hoje (20), no município de Paraty, a segunda reunião pública com a comunidade e vereadores da região da Costa Verde fluminense. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre a operação de troca dos dois geradores a vapor da usina nuclear de Angra 1: os equipamentos ficarão com rejeitos que serão depositados em definitivo dentro da área da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis. A finalidade da operação é a de descartar a possibilidade de contaminação por radioatividade.

Encontro semelhante ocorreu ontem (19) em Angra dos Reis e uma terceira e última reunião está prevista para terça-feira (25) no município de Rio Claro. O tema também será abordado no dia 4 de maio, em uma sessão pública no Teatro Municipal de Angra dos Reis.

Luiz Roberto Cordilha Porto, assessor da diretoria de Produção da Eletronuclear, informou que os dois geradores a vapor, que serão substituídos em abril de 2008 por equipamentos novos, atingiram o limite de sua vida útil. "Eles têm um defeito congênito. Têm um material que não é adequado para funcionar com variação de temperatura muito brusca", disse.

Os novos equipamentos estão sendo montados na Nuclep, estatal situada no município de Itaguaí (RJ) e responsável pela produção para a indústria nuclear-elétrica. Eles foram adquiridos da empresa francesa Framatome, hoje Areva, por 44 milhões de euros. Uma licitação já aberta escolherá a empresa que fará a substituição dos aparelhos antigos.

Do orçamento previsto para essa fase, da ordem de US$ 65 milhões, 35% terão de ser em produtos adquiridos de fornecedores nacionais, de acordo com a assessoria de imprensa da Eletronuclear.