Centros de excelência vão preparar mão-de-obra para refinaria e estaleiro em Pernambuco

20/04/2006 - 14h09

Recife, 20/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O estado de Pernambuco terá cinco centros de excelência para preparar a mão-de-obra que vai trabalhar na Refinaria de Petróleo Abreu e Lima e também no estaleiro da Camargo Corrêa, que vai fabricar navios e plataformas de petróleo.

Os empreendimentos serão construídos no complexo industrial e portuário de Suape, na região metropolitana, a 33 quilômetros de Recife. Os projetos para instalação das unidades de formação profissional foram aprovados ontem (19), pelo comitê da Petrobras que administra o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás, (Prominp).

Segundo o secretário regional do Prominp, Antônio Sotero, em maio, começam a ser montadas as estruturas dos cursos nas áreas de tecnologia de soldagem, metal-mecânica e manutenção industrial. Sotero disse que as aulas serão ministradas em universidades, na Federação das Indústrias de Pernambuco e em outras instituições parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o secretário, a intenção é capacitar, nos níveis básico, técnico e superior, mais de 10 mil trabalhadores que irão atuar na refinaria de petróleo, além de 1.600 para o estaleiro e outros projetos petroquímicos. Ele exemplificou com a fábrica da Petroquisa, que vai produzir ácido terafilático purificado (PTA), matéria prima destinada à fabricação de garrafas pet, fios de poliéster e filmes para embalagens plásticas.

"Em Pernambuco, nunca houve uma demanda tão expressiva por mão-de-obra em função de novos investimentos", afirmou Sotero. "O governo estadual está se destacando na integração com outras instituições e demonstra profissionalismo para enfrentar os desafios", acrescentou.

Os centros de excelência vão dar suporte às áreas industrial e tecnológica. A idéia é contribuir para que as empresas inseridas em um mercado exigente, como o de petróleo e gás, se tornem competitivas e sustentáveis.