Centrais sindicais consideram ''insuficiente'' queda na taxa básica de juros

19/04/2006 - 22h53

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - A Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lamentaram hoje (19) a redução de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Em nota, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, afirma que a queda de 16,5% para 15,75% ao ano é "extremamente tímida e insuficiente para animar o setor produtivo". Ele acrescenta que o baixo desempenho da economia é resultado da política econômica, que tem mantido os juros em "patamares proibitivos para o setor produtivo". E defende mudança no rumo da economia: "A continuar com essa carga tributária do governo, que já ultrapassou o limite do suportável, unida à atual taxa de juros, teremos com certeza um ano recessivo e desastroso para o setor produtivo".

Para João Antonio Felício, presidente da CUT, o ritmo de queda na taxa básica de juros está "anêmico". Também em nota, ele afirmou que o Banco Central e o Copom não estão dando ouvidos à sociedade que "pede uma redução acelerada em nome de maior crescimento econômico".