Brasil precisa ter sabedoria para aproveitar interesse estrangeiro, diz Lula sobre TV Digital

20/04/2006 - 17h07

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As discussões em torno da escolha de um padrão de TV Digital para o Brasil não terminaram com a assinatura do memorando de entendimento com o Japão, na última semana. Hoje (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso ter sabedoria para aproveitar o interesse de outros países e empresas e "ver quem é que está disposto a jogar mais sério com o Brasil".

"Todo dia alguém pede que o Brasil visite um país, uma fábrica. Com muita humildade, muita tranqüilidade, sem bravata, nós vamos ter que medir cada passo para que o que a gente faça tenha resultado benéfico para o Brasil daqui cinco, dez, 15 ou 20 anos", afirmou em seu discurso durante formatura do mestrado em Diplomacia do curso de formação do Instituto Rio Branco, no Palácio do Itamaraty.

O presidente enfatizou que o Brasil não quer apenas ser comprador de produtos fabricados no exterior. "Nós queremos ter, nesse país, a capacidade de termos um parque de semicondutores para que a gente possa, através da microeletrônica, nos transformar numa nação tão importante quanto eles já são. E nós só iremos fazer isso se tivermos sabedoria de aproveitar o momento político para negociar", disse o presidente.

Atualmente, o governo brasileiro discute qual modelo será implementado no país: o americano (ATSC), o japonês (ISDB) e o europeu (DVB). A base de um sistema brasileiro também começou a ser desenvolvido por 1,5 mil cientistas em 22 consórcios de universidades, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

Na última semana, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, das Comunicações, Hélio Costa, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, estiveram no Japão para discutir o tema e a visita oficial resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, pelo qual o governo japonês se compromete a promover a transferência de tecnologia relacionada ao padrão asiático.

Também avançaram conversas sobre a instalação de uma fábrica japonesa de semicondutores no Brasil – segundo Celso Amorim, a Toshiba enviará missão ao Brasil para estudo de mercado.

Na última segunda-feira, foi a vez da União Européia pedir uma oportunidade para melhorar suas ofertas. O chefe da delegação da Comissão Européia no Brasil, embaixador João Pacheco, enviou uma carta à ministra-chefe da casa Civil Dilma Roussef, convidando o governo brasileiro a visitar a Europa.

Na ocasião, seria assinado acordo de implementação de uma fábrica de semicondutores e de centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. A União Européia também pretende apresentar proposta para que o Brasil participe do desenvolvimento da segunda fase do sistema internacional DVB-T, atualmente em andamento na Europa. A idéia seria incorporar as inovações brasileiras neste sistema. Ainda seriam acertados os termos de uma parceria estratégica de longo prazo no setor de Tecnologias da Informação.