Varig tem pior índice de regularidade dos últimos dois anos, diz agência de aviação

19/04/2006 - 21h07

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (19) que em março deste ano a Varig apresentou o pior índice de regularidade nos vôos domésticos dos últimos dois anos. No mês passado, a regularidade foi de 77%.

O índice mede a proporção do total de etapas de vôo previstas que foram efetivamente realizadas pela companhia aérea. Já no que se refere ao índice pontualidade dos vôos domésticos (que é a realização das etapas nos horários previstos), a Varig teve um índice de 90%, o melhor desde outubro de 2005.

O terceiro índice analisado pela Anac, de eficiência operacional (que relaciona regularidade e pontualidade), foi de 70%, percentual mais baixo que o registrado em janeiro e fevereiro deste ano.

Comparando com outras empresas aéreas, a Varig apresentou em março o pior índice de regularidade e os segundos piores índices de pontualidade e de eficiência operacional nos vôos domésticos, só obtendo resultado melhor do que a Ocean Air. As empresas que tiveram os melhores resultados em regularidade foram a TAM, a Nordeste, a Rico e a TAF. Liderando em pontualidade estão a Nordeste, a Rio Sul e a TAF.