Presidente inaugura nova emergência do Hospital Conceição em Porto Alegre

19/04/2006 - 7h14

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, inauguram hoje (19), em Porto Alegre, a nova emergência do Hospital Conceição, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o maior complexo público do setor no Rio Grande do Sul.

Referência hospitalar para os pacientes de 39 postos de saúde da capital gaúcha e para 12 unidades do serviço de Saúde Comunitária do GHC, o serviço de emergência do Conceição atende cerca de 800 pessoas por dia. A obra contou com investimento de R$ 5,8 milhões do programa do Ministério da Saúde para a qualificação das urgências e emergências, o QualiSus.

Segundo o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano, o presidente deverá falar sobre o novo modelo do SUS, "que humaniza o atendimento de quem está doente", já praticado no Hospital Conceição.

O diretor superintendente do GHC, João Motta, disse que o novo local vai facilitar o deslocamento das pessoas e permitir diagnósticos mais rápidos. "Os pacientes terão mais privacidade e todos os dados e exames serão informatizados", destacou Motta. Ele informou que para a emergência odontológica, haverá dois consultórios dentários completos com capacidade para cerca de 3 mil procedimentos mensais.

O novo setor, que será inaugurado às 17 horas, conta com quatro áreas de atendimento, 50 leitos, nove consultórios para clínica médica, cirurgia e assistência social, duas salas de pequenos procedimentos, sala de medicação e serviço de diagnóstico por imagem com raio X, ecografia e eletrocardiograma.

Depois do ato simbólico nas dependências do hospital, será realizada uma solenidade no Sindicato dos Metalúrgicos, onde o presidente também deverá discursar. Lula retorna a Brasília no início da noite. Esta é a 13ª vez que o presidente visita o Rio grande do Sul.