PF aponta Palocci como mandante da violação de sigilo bancário

19/04/2006 - 19h00

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relatório parcial da Polícia Federal (PF) entregue hoje (19) à 10ª Vara de Justiça Federal indicia o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci por quatro crimes, que podem condená-lo a até dez anos de prisão. A informação é da assessoria de imprensa da PF. O relatório apontaria Palocci como mandante do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa.

O delegado Rodrigo Carneiro pediu mais 30 dias de prazo para a conclusão das investigações. O ex-ministro da Fazenda foi indiciado por quebra de sigilo funcional e bancário, prevaricação e denunciação caluniosa. O ex-assessor de imprensa do ministro, Marcelo Netto, foi indiciado por quebra de sigilo bancário, e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso, por quebra de sigilo funcional. Não é citado no documento o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, que prestará esclarecimento esta semana no Congresso sobre o assunto.

Para a polícia, foi Palocci quem pediu que Mattoso quebrasse o sigilo do caseiro e foi Netto o responsável pelo vazamento da informação à imprensa. Para terminar a investigação, a polícia precisa ainda das informações da quebra do sigilo telefônico de Marcelo Netto, pedida na última segunda-feira (17), e do resultado da perícia no computador usado para quebrar o sigilo.