Ministros mantidos reféns foram resgatados de maneira pacífica, informa agência oficial da Bolívia

19/04/2006 - 18h01

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros bolivianos do Planejamento, Carlos Villegas, do Desenvolvimento Econômico, Celinda Sosa, e de Mineração, Walter Villarroel, retidos ontem (18) pela população de Porto Suarez, localizado a cerca de cem quilômetros da fronteira do Brasil com a Bolívia, foram resgatados na madrugada de hoje (19) por militares e policiais bolivianos. A ação transcorreu sem violência e ninguém se feriu durante o resgate.

As informações são da Agencia Boliviana de Informacion (ABI), a agência oficial de comunicação do país. Segundo a reportagem, a população manteve os três ministros como reféns para "pressionar o governo boliviano a aprovar uma lei para legalizar as operações da empresa brasileira de siderurgia EBX".

Ainda de acordo com ABI, o vice-ministro de Governo da Bolívia, Rafael Puente, disse que dirigentes civis da região estariam "manipulando supostos interesses regionais para defender uma empresa que é evidentemente ilegal, e que quer ser implantada em uma zona que está expressamente proibida pela Constituição Política do Estado". A região, segundo ele, foi declarada reserva florestal nacional.

Puente ressaltou que o governo boliviano não vai ceder às exigências da população de Porto Suarez, pois "isso implicaria na violação da Constituição".

Em protesto pela decisão de suspender o projeto de construção de uma siderúrgica da empresa brasileira EBX, na Província Germán Busch de Santa Cruz, moradores de dez municípios da Bolívia decretaram greve geral e bloquearam hoje a fronteira entre os dois países.