Manifestantes pedem ao presidente ''acerto de contas'' com a Varig

19/04/2006 - 19h51

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Cerca de 500 manifestantes aguardaram, nesta tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente ao Hospital Conceição, para pedir que o governo federal apóie o plano de recuperação da Varig.

O presidente e o ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, participam, neste momento, da inauguração da nova emergência do hospital, vinculado Sistema Único de Saúde (SUS) e pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o maior complexo público do setor no Rio Grande do Sul.

Os manifestantes são, em sua maioria representantes dos sindicatos dos pilotos, dos aeroviários e dos mecânicos de vôo, e pedem que o governo faça "um acerto de contas" com a companhia aérea, que está em crise.

"A idéia é que o governo faça um acerto de contas com a empresa. Não é pegar dinheiro público, como está sendo divulgado", afirmou um dos manifestantes, o comissário de bordo Caio Vinícius, que tem 45 anos e trabalha há 24 anos na Varig. Segundo Caio Vinícius, o acerto refere-se ao Plano Verão, implantado em janeiro de 1989, quando as tarifas aéreas foram congeladas.

Referência hospitalar para os pacientes de 39 postos de saúde da capital gaúcha e para 12 unidades do serviço de Saúde Comunitária do GHC, o serviço de emergência do Conceição atende cerca de 800 pessoas por dia. A obra contou com investimento de R$ 5,8 milhões do programa do Ministério da Saúde para a qualificação das urgências e emergências, o QualiSus.