Lula diz que Brasil não pode depender de apenas uma fonte de energia

19/04/2006 - 19h52

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (19) que o Brasil está numa situação "privilegiada" e tem todas as condições de se "transformar no centro mundial da produção de novas matrizes energéticas no mundo". Segundo o presidente, o país não pode ficar dependendo de apenas uma fonte de energia.

"Nós temos que criar todas as alternativas possíveis, sabendo que a mais eficaz e a mais barata ainda é a hídrica, pelo potencial do nosso país", afirmou Lula, depois de visitar o canteiro de obras do Complexo Eólico de Osório, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), quando estiver pronto, o complexo de Osório será o maior centro produtor de energia gerada pela força dos ventos da América Latina.

De acordo com o MME, o complexo, composto pelos parques de Osório, Sangradouro e Dos Índios, terá potência instalada de 150 MW, energia suficiente para abastecer 117 mil residências com consumo médio de 200 kWh/mês. A obra pertence a um consórcio representado pela Enerfin do Brasil Produtora de Energia Ltda, com participação do grupo espanhol Elecnor e da empresa alemã Enercon.

O empreendimento, que prevê investimentos de R$ 662,4 milhões e tem apoio do governo federal, quintuplicará a energia eólica produzida atualmente no país.

O Ministério de Minas e Energia informou que cerca de 40 empresas participam da execução da obra, que vai criar 600 empregos diretos e 2.400 indiretos. Segundo o ministério, a participação federal se dá por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Pelo Proinfa, a energia de fontes alternativas é vendida à Eletrobrás com contratos de 20 anos.