Índigenas encerram conferência pedindo mais autonomia e reestruturação da Funai

19/04/2006 - 21h28

Brasília, 19/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os participantes da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, divulgaram hoje, no encerramento do encontro, um relatório contendo as diretrizes políticas discutidas durante uma semana, em Brasília.

O documento foi entregue ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, e a outras autoridades do governo. Segundo Jurandir Seretiwe Xavante, um dos organizadores da conferência, o relatório pede melhorias na saúde e valorização profissional do índio, mais autonomia política e reestruturação da Funai.

Ele disse que, agora, os índios esperam que o governo avalie o relatório e aceite suas reivindicações. "Nós fizemos a nossa parte: entregamos ao governo as nossas diretrizes políticas. Agora esperamos que o governo faça sua parte," afirmou.

Após a cerimônia de encerramento da conferência, foi disputada uma partida de futebol entre uma equipe de índios e a seleção do Distrito Federal. A partida terminou com a vitória da seleção do Distrito Federal por 3 X 1.

A conferência começou na última quarta-feira (12) e teve a participação de cerca de 800 representantes dos povos indígenas. Eles se reuniram em Brasília para discutir questões relativas à autonomia, saúde e educação indígenas.