Hidrelétrica de Tucuruí instala a última de suas 23 turbinas

19/04/2006 - 20h09

Lourival Macedo
Enviado especial

Tucuruí (PA) - A instalação da última das 23 turbinas da Usina Hidrelétrica de Tucurui foi iniciada nesta semana, com a descida do rotor ao poço. O rotor é uma peça de 918 mil quilos e após a descida será montada a turbina, marcando a última etapa da obra que começou há 21 anos e ficou em US$ 6 bilhões. A entrada em operação comercial da nova turbina está prevista para julho, quando os reservatórios das hidrelétricas do Centro-Sul do país estarão com o volume de água pela metade.

Administrada pela Eletronorte, a hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, é a maior usina brasileira construída totalmente em território nacional. Em julho, a capacidade instalada passará de 7.300 megawatts para 8.370 megawatts, "suficiente para levar energia a 40 milhões de brasileiros", segundo o presidente da estatal, Carlos Nascimento.

"A meta é interligar os sistemas ainda isolados, como os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá, ao Parque Gerador Nacional, com a construção de mais oito hidrelétricas e a geração de mais 60 mil megawatts", informou. Ele acrescentou que os sistemas isolados encarecem a produção de energia por utilizarem combustível fóssil.

Cerca de 20 mil de famílias que vivem nas proximidades da hidrelétrica de Tucuruí, no entanto, continuam sem energia em suas casas. Essa situação, de acordo com o coordenador da Eletronorte para o programa Luz para Todos, Henrique Luduvice, será resolvida até julho. "O governo federal instalará energia elétrica em 8.475 moradias de famílias de baixa renda e até o ano que vem, a luz chegará às outras 10 mil famílias da região do entorno de Tucuruí", informou.