Escolas indígenas de Pernambuco terão investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões

19/04/2006 - 11h18

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Pelo menos 24 escolas indígenas de Pernambuco vão receber, ainda neste ano, investimentos para melhoria da rede física. Além disso, serão construídas mais cinco unidades, nos municípios de Pesqueira, Buíque, Águas Belas e Inajá.

Os recursos para execução dos trabalhos, da ordem de R$ 6,5 milhões, são do Programa Educação de Qualidade, do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do governo federal.

O anúncio foi feito pelo governador José Mendonça Filho, ao assinar, ontem (18), projeto de lei criando o Conselho de Educação Escolar Indígena. A instituição será composta por 20 conselheiros, incluindo representantes dos povos indígenas. Entre outras atribuições, a instituição vai formular políticas públicas e acompanhar as atividades de educação escolar para os índios.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Mozart Neves Ramos, cinco mil estudantes indígenas serão beneficiados com a reestruturação da rede pública de ensino. "A educação indígena ficou por muito tempo relegada ao segundo plano, mas, nos últimos três anos, vêm acontecendo mudanças principalmente no modelo pedagógico adotado, que preserva as especificidades dos povos".

Atualmente as 119 escolas indígenas existentes em 14 municípios de Pernambuco atendem a 10 mil estudantes.