Empregados da Varig consideram positiva suspensão da venda da empresa de logística para consórcio

19/04/2006 - 13h04

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio - Os Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) consideraram positiva a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender a venda da Varig Logística S.A. (VarigLog) para a Volo do Brasil S.A, empresa constituída no país pelo fundo norte-americano Maltin Patterson.

Para o coordenador do TGV, Márcio Marsillac, a volta da VarigLog é fundamental para a recuperação da Varig. "O efeito desse posicionamento da Anac é extremamente positivo para a recuperação da Varig. Não prejudica, mas facilita enormemente esse processo, já que se houver o cancelamento da venda, retorna para a empresa um ativo que agrega muito valor à Varig", disse Marsillac.

A decisão pode complicar a negociação que envolve uma oferta da Volo do Brasil de compra de toda a empresa, que passa atualmente por recuperação judicial. Segundo Marsillac, é preciso investigar se esta transação comercial fere o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que restringe o capital estrangeiro em empresa aérea nacional a 20%.

"A lei é muito clara. Tem que haver uma investigação para saber se o capital da Volo está dentro dos limites impostos", afirmou o coordenador do TGV.

A Volo do Brasil resulta de uma associação do fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson com três empresários brasileiros. A empresa foi criada com o propósito específico de atuar na área de logística de transportes e adquiriu a VarigLog em janeiro deste ano por U$ 48,2 milhões.

Marsillac criticou, ainda, o valor pelo qual a Volo comprou a subsidiária de cargas da Varig. Segundo ele, trata-se de um "preço vil".

"A VarigLog foi vendida num momento de estrangulamento de fluxo de caixa da empresa, por um preço muito inferior ao valor efetivo de mercado", disse.

Os impasses jurídicos que envolvem a empresa não afetaram a movimentação nos aeroportos do Rio de Janeiro. Apesar de hoje (19) ser antevéspera de feriado, quando aumenta a procura por passagens aéreas, os vôos da Varig saem normalmente.