Começa a sessão que vai votar pedido de cassação de deputado José Mentor

19/04/2006 - 17h42

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados iniciou há pouco, sob protesto de alguns parlamentares, a sessão destinada a votar o processo que pede a cassação do deputado José Mentor (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar.

Os protestos foram feitos pelos próprios deputados, entre eles, o vice-presidente da Casa, José Thomas Nonô (PFL-AL), em função do baixo quórum na sessão, que, no início dos trabalhos, contava com 250 presentes. Eram necessários, no mínimo, 257 para começarem os trabalhos.

Poucos minutos depois, porém, o quórum mínimo foi atingido, e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), determinou ao relator do processo no Conselho de Ética, deputado Nelson Trad (PMDB-MS) a apresentação do parecer, aprovado no Conselho de Ética por nove votos a quatro.

Mentor é acusado de ter recebido R$ 120 mil de Rogério Tolentino, sócio do empresário Marcos Valério de Souza, acusado de ser o operador do esquema chamado de "mensalão". Em depoimento, Mentor confirmou ter recebido o dinheiro pelo pagamento de três pareceres jurídicos feitos por seu escritório de advocacia.

Para o deputado ser cassado, perder seu mandato e parte dos direitos políticos e só poder concorrer a novo mandato eletivo a partir de 2015 são necessários no mínimo 257 votos favoráveis ao parecer.