Chávez deve assinar amanhã acordo de intercâmbio em informática com o governo do Paraná

19/04/2006 - 14h38

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Um dos principais convênios que deve ser assinado amanhã (20), em Curitiba, durante o encontro do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o governador do Paraná, Roberto Requião, é o que prevê a transferência de tecnologia, consultoria em engenharia de software e desenvolvimento de pesquisas na área de informática pública do Paraná para a Venezuela.

O acordo já foi acertado entre representantes da empresa Celepar - Informática do Paraná e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite), dos estados venezuelanos de Mérida e Lara. "Esse projeto vai impulsionar ainda mais o uso do software livre tanto aqui quanto em nosso país", disse a coordenadora especial do Ministério da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Merlybert Herrera.

O programa de intercâmbio deve se estender até o final deste ano, envolvendo a oferta de laboratórios, áreas de serviços e demais instalações, programas de computador, suporte técnico, treinamento e tradução de conteúdos de programas em software livre (programas de computador que permitem ao usuário rodar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, já que se permite acesso ao código fonte).

O presidente da Fundacite de Mérida, José Aguilar Castro, disse que Chávez assinou um decreto em 2004 determinando em toda a administração pública do país o uso do software livre. "Considerando que no Paraná existe um centro de informática que usa e desenvolve software livre, obviamente, é muito importante para nós conhecer essa experiência", disse Castro. "Em Mérida está sendo criado um centro nacional de investigação de tecnologias livres. Então, nossas relações com a Celepar serão especialmente importantes para nosso estado", acrescentou.