Brasil analisa convite da Europa para discutir TV digital, diz assessoria da Casa Civil

19/04/2006 - 19h01

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A União Européia quer uma oportunidade para melhorar suas ofertas ao Brasil em relação à escolha do padrão da TV digital no país. Em carta enviada na última segunda-feira (17) pelo embaixador João Pacheco e chefe da delegação da Comissão Européia no Brasil para a ministra-chefe da casa Civil Dilma Roussef, a EU reitera convite, feito no dia 15 de março, para que membros do governo brasileiro visitem a Europa a fim de discutir as propostas européias. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil, o convite está sendo analisado pelo governo.

Na carta-convite enviada esta semana, a Comissão Européia destaca que durante a visita brasileira seria assinado acordo de implementação de fábrica de semicondutores e centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Na ocasião, também seria apresentada proposta para que o Brasil participe do desenvolvimento da segunda fase do sistema internacional DVB-T, atualmente em andamento na Europa – a idéia seria incorporar as inovações brasileiras ao sistema. Ainda seriam acertados os termos de uma parceria estratégica de longo prazo no setor de tecnologias da informação.

Atualmente, o governo brasileiro discute qual modelo será implementado no país: o americano (ATSC), o japonês (ISDB) ou o europeu (DVB). A base de um sistema brasileiro também começou a ser desenvolvida por 1,5 mil cientistas em 22 consórcios de universidades, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

Na última semana, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, das Comunicações, Hélio Costa, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, foram ao Japão discutir o tema. A visita oficial resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, pelo qual o governo japonês se compromete a promover a transferência de tecnologia relacionada ao padrão asiático. Também avançaram conversas sobre a instalação de uma fábrica japonesa de semicondutores no Brasil – segundo Amorim, a Toshiba enviará missão ao Brasil para estudo de mercado.

Segundo Celso Amorim, o avanço nas negociações com o Japão não significa uma opção brasileira pelo padrão japonês, mas dá indícios. "Acho que o memorando que assinamos com o Japão aponta um caminho claramente, desde que todas aquelas condições se cumpram", afirmou ele. "A proposta é muito vantajosa no seu conjunto. Não só o sistema é adequado, mas as contrapartidas são também importantes." O relato da missão ao Japão deve ser apresentado nos próximos dias.