Roberto Rodrigues elogia eficiência dos plantadores de florestas

18/04/2006 - 13h04

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A área plantada com florestas no Brasil corresponde atualmente a 8,5% do total da área de agricultura no país. Mesmo assim, o setor gera mais de 10% dos empregos do agronegócio, é responsável por 14% das exportações brasileiras e representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura nacional.

"É um dado curioso: embora a área plantada seja menos de 10%, todos os demais dados sócio-econômicos representam mais de 10%", destaca o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. "Isso mostra tecnologia, eficiência, capacidade competitiva do setor em relação aos demais. Ele precisa ser fortemente estimulado por políticas públicas para que continue a gerar esses empregos, renda e exportação."

O ministro da Agricultura participou hoje (18) do Madeira 2006, o 3º Congresso Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para a Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, em Brasília. "Espero que nesse seminário a gente tenha propostas de políticas públicas e de ações entre o público e o privado na direção do progresso desse setor", destacou Rodrigues.

Até amanhã (19), especialistas vão debater a criação de políticas públicas para o setor além de aspectos econômicos, sociais e ambientais das áreas de florestas plantadas. O evento vai discutir, também, a questão da energia renovável, da indústria de celulose e papel, da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do setor.