Proposta de reajuste de servidores só virá depois de aprovado o orçamento, diz Planejamento

18/04/2006 - 20h10

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasilia – O Ministério do Planejamento aguarda aprovação do Orçamento Geral da União para encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de reformulação do Plano de Cargos e Classificação (PCC) dos servidores públicos federais, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento.

Cerca de 200 servidores públicos federais fizeram manifestação hoje (18), em frente ao Palácio do Planalto. Reivindicavam uma resposta do governo à contraproposta de reajuste para a categoria, apresentada no último dia 31 de março e negada integralmente pelo Ministério do Planejamento.

O valor total do reajuste é de R$1,1 bilhão para os servidores públicos federais. O aumento seria dado aos servidores em duas etapas: a primeira, ainda este ano e a segunda em 2007. Sem a aprovação do orçamento o governo não tem como garantir a primeira parcela que, segundo a proposta, seria de R$ 700 milhões para todos os servidores.

A nova proposta de reajuste do Planejamento prevê que os servidores de nível superior receberiam um reajuste de 67,4%, os de nível médio 89,3% e o nível auxiliar 137,8%. Além do reajuste, seria criada uma gratificação de desempenho que fará parte da remuneração mensal do servidor.

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) marcou para hoje a votação do Orçamento Geral da União deste ano. "O orçamento tem que ser votado. Se não houver consenso temos que decidir no voto", disse Renan.